Depois de uma temporada de muito sucesso no Rio de Janeiro, o musical ‘Se Eu Fosse Você’ agora chega à capital paulista. Produzido pela Aventura Entretenimento, o espetáculo tem supervisão artística de Daniel Filho, responsável pela direção dos longas-metragens homônimos, direção e coreografia de Alonso Barros, texto de Flávio Marinho e direção musical de Guto Graça Mello.
Com orçamento de 8 milhões e trilha sonora de Rita Lee, a comédia musical mescla a trama dos dois filmes para contar a história de Helena (Claudia Netto) e Claudio (Nelson Freitas), casal em crise conjugal que, acidentalmente, troca de corpos e tem que aprender a lidar com as particularidades do sexo oposto.
Daniel Filho optou por uma trilha apenas com sucessos de Rita Lee depois de assistir a um espetáculo da Broadway com músicas de Gershwin. “Assisti a ‘Nice Work If You Can Get It’, apenas com trilha do Gershwin. Era uma comédia da qual os espectadores conheciam todas as músicas. Eu já estava certo de que Se eu Fosse Você, o musical não poderia ser uma coletânea de músicas. Saindo do musical em NY, minha enteada Barbara Duvivier deu a ideia: e se fosse apenas Rita Lee? E temos a nossa trilha!”, lembra Daniel Filho.
Parceiro de décadas de Daniel Filho em diferentes trabalhos, Guto Graça Mello foi convidado para assinar a direção musical. Guto foi produtor de mais de 350 discos, entre eles grandes trabalhos de Rita Lee, como Rita Lee (Mania de Você) e Rita Lee (Lança Perfume), de 1979 e 1980. “Rita sempre foi muito estimulante, e agora mergulho de cabeça na missão de fazer um espetáculo só com músicas dela”. Para esta produção, foram selecionadas 28 canções, entre elas ‘Mania de Você’, ‘Ovelha Negra’, ‘Miss Brasil 2000’ e ‘Nem Luxo, Nem Lixo’. Os atores serão acompanhados por uma banda formada por 10 músicos.
Para a construção da dramaturgia, Flávio Marinho fez uma adaptação do roteiro do segundo filme, incluindo as melhores cenas do primeiro e mudando ligeiramente a personalidade de alguns personagens. “Foi um exercício de humildade e ourivesaria. Eu tinha em uma coluna dois roteiros de filmes muito-bem sucedidos e na outra a obra de 50 anos da principal roqueira brasileira. A minha missão foi preencher a coluna do meio de uma forma orgânica e criativa”, explica.
Diretor e coreógrafo da montagem, Alonso Barros frisa que, assim, como nos filmes, o espetáculo mostrará as mudanças dos personagens de uma forma sutil, sem grandes exageros: “O espetáculo vai mostrar, mais do que as mudanças gestuais, o quanto é importante o entendimento entre os sexos. A força da peça está na beleza das descobertas: a do homem em relação ao que é ser mulher – sua força, sexualidade e feminilidade – e da mulher em relação à sensibilidade masculina”.
Completando a equipe criativa do espetáculo, Marcelo Pies assina os 132 figurinos do espetáculo, enquanto Paulo Corrêa, cenógrafo associado, executa e desenvolve o projeto cenográfico idealizado por Chris e Nilton Aizner. Paulo Cesar Medeiros se encarrega do desenho de luz e Carlos Esteves do desenho de som.
Além do casal protagonista, Claudia Netto e Nelson Freitas, o elenco conta com Fafy Siqueira, Lua Blanco, Bruno Sigrist, Marya Bravo, Osvaldo Mil, Kacau Gomes, Giselle Lima, Nando Pradho, Vanessa Costa, Eduardo Leão, Alberto Goya, Igor Pontes, Lucas Drummond, Marcelo Vasquez, Mariana Amaral, Neusa Romano, Olívia Branco, Paula Miessa, Renato Bellini, Thati Lopes, Bruno Kimura e Patrícia Athayde.
Veja fotos da coletiva em nossa página do facebook