Na segunda-feira, 20 de Maio, houve o lançamento do Projeto Educacional do SESI-SP em Teatro Musical. O objetivo é combinar o desenvolvimento do potencial criativo dos alunos da rede Sesi-SP de ensino, a capacitação profissional de atores e a formação de plateia para espetáculos de teatro musical. A ação inédita irá contemplar oficinas de vivência, curso de formação de atores e sessões gratuitas do musical “A Madrinha Embriagada”, com direção e tradução de Miguel Falabella. A peça é uma adaptação do premiado “The Drowsy Chaperone”, que estreou na Broadway em 2006. Durante 11 meses, 150 mil espectadores poderão assistir à comédia musical em oito sessões semanais, no Teatro do Sesi São Paulo, na avenida Paulista.
Para criar o projeto, o Sesi-SP conta com a consultoria da produtora paulista Atelier de Cultura, de Cleto Baccic, e também dos atores Saulo Vasconcelos, Sara Sarres, Vivian Albuquerque, dos diretores Floriano Nogueira e Christina Trevisan, e pelo maestro Carlos Bausys, diretor musical das produções de Miguel Falabella.
O projeto é composto por:
• Oficinas de Vivência em Teatro Musical: Iniciam a partir da primeira quinzena de agosto, no Centro de Atividades do Sesi Vila Leopoldina. Após a implantação das turmas piloto, o Sesi-SP irá implantar as oficinas de vivência nas demais unidades de ensino do Estado. As aulas irão proporcionar o acesso à linguagem do teatro musical para os alunos da rede Sesi de ensino, complementando seu desenvolvimento cognitivo e motor. Serão três turmas em faixas etárias de 12 a 15 anos, de 16 a 18 anos e acima de 18 anos, totalizando 90 vagas.
• Montagem de espetáculo de Teatro Musical: A peça “A Madrinha Embriagada“ terá direção e tradução de Miguel Falabella, elenco de 25 atores, orquestra com 15 músicos e orçamento de R$ 12 milhões. Durante 11 meses, serão realizadas 325 sessões do musical com ingressos gratuitos, para ampliar e democratizar o acesso do público. Serão oito sessões semanais, sendo duas destinadas a agendamentos escolares para instituições de ensino públicas e privadas, no período da tarde.
• Curso de Formação de Atores em Teatro Musical: Com duração de três anos, o curso será implantado em março de 2014. Serão abertas 90 vagas por ano e a seleção dos candidatos será por meio de audições. Um extenso trabalho de pesquisa foi desenvolvido com mais de 50 personalidades do teatro musical brasileiro, a fim de montar a estrutura básica do curso. Além disso, a equipe do Sesi-SP e do Atelier de Cultura visitou quatro universidades nos EUA (University of Florida, Tisch School of the Arts, em Nova York,Carnegie Mellon, em Pittsburg, e The Boston Conservatory) e na Inglaterra (Royal Academy of Music e Urdang Academy) para pesquisar os melhores cursos oferecidos no exterior.
Na ocasião também foi apresentado o elenco do musical ‘A Madrinha Embriagada’, que conta com grandes nomes do teatro musical brasileiro, como Kiara Sasso, Saulo Vasconcelos, Sara Sarres, Cleto Baccic, Paula Capovilla, entre outros.