O musical ‘Cartola – O Mundo é um Moinho’ é idealizado pelo ator e produtor Jô Santana e tem dramaturgia de Artur Xexéo, direção e encenação de Roberto Lage, pesquisa de Nilcemar Nogueira e direção musical de Rildo Hora.
O enredo conta a trajetória de um dos maiores nomes do samba: Cartola nasceu no bairro do Catete, no Rio de Janeiro; aos 11 anos passou a viver no morro da Mangueira, de onde não mais se afastaria. Desde menino participou das festas de rua, tocando cavaquinho. Anos mais tarde, trabalhou como pedreiro, época em que ganhou seu apelido, pois usava sempre um chapéu, chamado por ele de cartola, para impedir que o cimento sujasse sua cabeça. Em 1925, com seu amigo Carlos Cachaça, foi um dos fundadores do Bloco dos Arengueiros. Da ampliação desse bloco surgiu, em 1928, a Estação Primeira de Mangueira.
A dramaturgia do espetáculo retrata a quadra da Escola de Samba Arengueiros de Curicica em processo criativo para o desenvolvimento do desfile de carnaval, que levará à avenida em seu enredo e alegorias a vida e obra do mestre Cartola. Para explicar aos seus componentes sobre o tema do enredo, o Carnavalesco inicia a história que permeia fatos importantes da vida do cantor e compositor, em meio a conflitos cotidianos de uma agremiação carnavalesca, pautados pelas canções de Cartola.
No elenco estão Flávio Bauraqui e Vírginia Rosa como Cartola e Dona Zica, além de Adriana Lessa, Hugo Germano, Augusto Pompêo, Ivan de Almeida, Silvetty Montilla, Eduardo Silva, Renata Vilela, Larissa Noel, Lu Fogaça, Andrea Cavalheiro, Grazzi Brasil, Flávia Saolli, Paulo Américo, Gabriel Vicente, Rodrigo Fernando e André Muato.