Vitor Rocha e Elton Towersey preparam novo musical 100% autoral
10 de abril de 2019
Coletiva do musical ‘Se Essa Lua Fosse Minha’
7 de maio de 2019

Com ingressos gratuitos, musical ‘As Cangaceiras, Guerreiras do Sertão’ estreia em São Paulo

Foto: Priscila Prade

O produtor Rodrigo Velonni, o diretor Sérgio Módena e o dramaturgo Newton Moreno queriam fazer uma parceria no teatro há tempos. Em 2018, Rodrigo Velloni sugeriu que colocassem um projeto no edital do Sesi-SP e juntos decidiram falar do feminino dentro do Cangaço. Assim nasceu ‘As Cangaceiras, Guerreiras do Sertão’, um musical brasileiro inédito e autoral, que conta a história de um grupo de mulheres que se rebelam contra mecanismos de opressão que encontravam dentro do próprio Cangaço, e encontram, umas nas outras, a força para seguir.

Uma das grandes características dessa dramaturgia é seu caráter fabular e não de uma reprodução histórica e factual do que foi o Cangaço e o próprio Nordeste brasileiro da época. O enredo começa quando Serena descobre que seu filho, que ela acreditava ter sido morto a mando do marido, Taturano, está vivo. Ela, então, larga seu grupo do Cangaço, chefiado por Taturano, para partir em busca de seu bebê. Neste momento ela não tem a dimensão de que sua luta para encontrar o filho se tornará uma luta coletiva, maior que seu problema pessoal. Outras mulheres que formavam o bando se engajam nessa batalha, além de futuras companheiras que cruzam seu caminho.

As canções originais foram compostas por Fernanda Maia (música) e Newton Moreno (letras), inspirados em ritmos da cultura nordestina. “Nas canções usei várias referências da música nordestina e tive uma abordagem afetiva desse material, por ser filha de paraibano e por ter morado no Nordeste enquanto fazia faculdade de música. Nessa época, pude entrar mais em contato com a cultura do Nordeste, que é de uma riqueza ímpar, cheia de personalidade, identidade, poesia e, ao mesmo tempo, muito paradoxal. Esse trabalho foi a união das vozes de todos. Não há como receber um texto de Newton Moreno nas mãos e não se encantar com o universo que existe ali”, conta Fernanda Maia.

Com Amanda Acosta, Marco França, Vera Zimmermann, Carol Badra, Luciana Lyra, Rebeca Jamir, Jessé Scarpellini, Marcello Boffat, Milton Filho, Pedro Arrais, Carol Costa, Badu Morais e Eduardo Leão, o musical fica em cartaz no Teatro do Sesi-SP de 25 de Abril a 4 de Agosto, com sessões de Quinta a Domingo. Os ingressos são gratuitos e devem ser reservados através do site centroculturalfiesp.com.br, onde serão liberados sempre às segundas-feiras, às 8h, para as apresentações da semana. Ingressos remanescentes e cota para público espontâneo são distribuídos 15 minutos antes, na bilheteria do teatro.