‘O Principe e O Mendigo’ (“The Prince and The Pauper’) é um clássico da literatura, escrito em 1881 pelo norte-americano Mark Twain. A obra já recebeu diversas adaptações: no cinema, em 1915, dirigido por Edwin Stanton Porter, e em 1937, dirigido por William Keighley e William Dieterle; para a animação, num curta metragem da Disney, com o ratinho Mickey interpretando os dois papéis principais. E, surpresa, ‘O Príncipe e o Mendigo’ também foi o tema de uma telenovela brasileira, exibida pela antiga TV Record em 1972. Agora chegou a vez do teatro musical!
A nova adaptação, escrita por Anna Toledo, apresenta o mendigo Tom e o príncipe Fred como dois garotos que nasceram no mesmo dia, na mesma cidade, mas que cresceram em circunstâncias bem diferentes. Um deseja a vida do outro – o mendigo Tom gostaria de ser um príncipe e viver com poder e conforto, o príncipe Fred gostaria de poder brincar na rua sem deveres, nem responsabilidades. Um dia, por acaso, os dois se encontram e resolvem brincar de trocar de papéis. Mas a brincadeira vai longe demais e os guardas do palácio confundem Fred com um mendigo e o jogam na rua. Agora Tom e Fred precisam encontrar um jeito de desfazer a confusão e lidar com os desafios da rua e da realeza.
“Nesta versão, eles não são idênticos”, explica a autora, “As pessoas confundem os dois pelo modo como eles se vestem, pelo que cada um aparenta ser. Assim a gente propõe um diálogo bacana sobre aparência e conteúdo, sobre julgar o outro apenas pelo que ele tem”.
A montagem musical da obra está em fase de captação e será produzida pela Néctar Cultural, de Leandro Luna, Danny Olliveira e Priscilla Squeff. Na parte criativa estão Anna Toledo (Roteiro / Adaptação e Canções), Thiago Gimenes (Canções e Direção Musical), Alonso Barros (Direção), Fabio Namatame (Figurinos) e Chris Aizner (Cenografia).
A primeira leitura da peça aconteceu no dia 31 de Maio, no Teatro Porto Seguro, e contou com os atores convidados Pier Marchi, Davi Tápias, Roberto Rocha, Carlos Sanmartin, Carla Masumoto, Fernando Patau, Lenine Santos e Luiz Rodrigues Junior, além de Anna Toledo e Thiago Gimenes.