Depois do enorme sucesso do musical ‘Silvio Santos Vem Aí’, a produtora Paris Cultural escolheu homenagear o camaleônico cantor Ney Matogrosso, uma das figuras mais singulares da música e da cultura brasileiras.
Para contar essa história, Marilia Toledo e Emilio Boechat mergulharam nas três biografias já publicadas sobre Ney Matogrosso, além de matérias jornalísticas, vídeos e o próprio artista. “Com a ajuda do próprio Ney, tentamos ser fiéis aos fatos mais importantes de sua vida privada e profissional, mas com a liberdade lúdica que o teatro pede”, revelam.
Além da própria trajetória do homenageado, o musical discute um tema cada vez mais relevante para a realidade brasileira: a liberdade. “Principalmente, a liberdade de ser quem se é, a qualquer custo. Ney combateu a ditadura não com palavras, mas com sua atitude cênica, entrando maquiado e praticamente nu no palco e na televisão, na época de maior censura que o país já viveu. As ambiguidades que ele sempre trouxe para o público foram pauta na década de 70 e permanecem em pauta até os dias de hoje. Ele também sempre foi adepto do amor livre e deixou clara a sua bisexualidade desde o início”, destaca Toledo.
Após um intenso processo de audições, o ator escolhido para viver o protagonista foi Renan Mattos. Ao lado dele estão Bruno Boer (cover de Ney), Abner Debret, Andreas Trotta, Enrico Verta, Fábio Lima, Giselle Lima, Hellen de Castro, Juliana Romano, Ivan Parente, Maria Clara Manesco, Maurício Reducino, Murilo Armacollo, Natália Antunes, Nando Motta, Tatiana Toyota, Vinícius Loyola e Vitor Vieira.
O espetáculo conta ainda com direção e coreografias de Fernanda Chamma, direção musical de Daniel Rocha, figurinos de Michelly X, visagismo de Edgar Cardoso e cenografia de Carmem Guerra. As apresentações acontecem no Teatro Procópio Ferreira e os ingressos estão à venda em sympla.com.br