O espetáculo é uma adaptação do romance O Primo Basílio, considerado uma das maiores obras literárias de língua portuguesa, que já foi minissérie da TV Globo em 1988 e filme em 2007, e ganhou adaptação inédita para os palcos, pelas mãos da escritora carioca Francisca Braga.
A obra escrita no ano de 1878 pelo autor português Eça de Queiróz, analisa a sociedade burguesa lisboeta, mostrando tramas de adultério, falsidade, jogo de interesse e as ilusões românticas das mulheres da época. Nessa versão de Braga, a história da traição de Luiza (Ligia Paula Machado), com seu primo Basílio (Luiz Araújo) durante a viagem de seu marido Jorge (Frederico Silveira) e as chantagens de Juliana (Isadora Ferrite) se passam no Rio de Janeiro, entre 1959 e 1961.
O musical tem em seu elenco onze atores, seis músicos, cantores e bailarinos. Músicas em ritmo de Bossa Nova dão o tom do musical, que ainda conta com canções de MPB, valsa, samba de breque e tango. Entre os destaques estão Desafinado, Copacabana, Luiza, Samba de uma Nota Só, Chega de Saudade entre outras. Os instrumentos utilizados pelos músicos vão do piano de cauda, violões, violino e flauta transversal passando pelo sax percussão. A direção musical é do maestro Dyonísio Moreno e a direção geral de Dan Rosseto.