O espetáculo “ANDANÇA – Beth Carvalho, o Musical”, que comemora os 50 anos de carreira da dama do samba Beth Carvalho, estreia dia 10 de Setembro no Teatro Maison de France, no Rio de Janeiro. O texto é de Rômulo Rodrigues e a direção é de Ernesto Piccolo. A direção musical e os arranjos das 59 músicas executadas são do gaitista, violonista, cantor, compositor, arranjador e produtor musical Rildo Hora. Os arranjos e preparação vocais são de Pedro Lima e a direção de movimento de Sueli Guerra.
O musical tem as bênçãos da madrinha, que tem acompanhado todo o processo desde o início: “São duas as realizações maiores que um artista pode ter: uma eu já consegui, que foi ser enredo de escola de samba, e ser campeã. E a outra é ser biografada num musical. Acho que é a maior realização que a gente pode ter.”, afirma Beth Carvalho.
O autor, Rômulo Rodrigues, retribui: “Poder transformar em teatro momentos marcantes da vida e carreira de uma cantora como Beth Carvalho foi um privilégio. Ter a biografada acompanhando de perto o processo de criação do texto e da montagem é fantástico, e ainda ter o maestro Rildo Hora na direção musical e o meu mestre de longas datas Ernesto Piccolo na direção do espetáculo, é privilegio demais para um autor só. Está sendo um processo artístico único para todos os envolvidos. Estamos todos apaixonados por Beth Carvalho”.
A ação da peça se passa desde a infância da menina Beth, ao lado dos pais e da irmã mais velha até os dias de hoje, passando por momentos marcantes como os festivais da canção do final dos anos 1960, a participação no programa de Flavio Cavalcanti que alavancou sua carreira, a gravação com Quincy Jones, a sua descoberta de Zeca Pagodinho, os encontros artísticos com Nelson Cavaquinho e Cartola, a paixão pelo bloco Cacique de Ramos, o encantamento com a força da jovem Maria Bethânia cantando Carcará no lendário show “Opinião”, o peso da ditadura sobre a sociedade e a música brasileira, entre outros.
No repertório estão grandes sucessos, eternizados na voz de Beth Carvalho, como ‘Quem é de Sambar’, ‘Vou Festejar’, ‘Coisinha do Pai’, além da música ‘Andança’, que da nome ao espetáculo. Todas as canções são interpretadas ao vivo pela banda, composta por 9 músicos: Dirceu Leite (sopros), Marcio Eduardo Melo (teclados), Jamil Joanes (baixo), Helb Machado (bateria), Charlles Da Costa (violão), Alessandro Cardoso (cavaquinho), Mestre Trambique (percussão), Quininho Da Serrinha (percussão), Jorge China (percussão).
Selecionadas entre mais de mil vídeos e depois de alguns dias de testes, três atrizes dão vida a Beth Carvalho no palco: em sua infância, a cantora é interpretada pela atriz mirim Jamilly Mariano, dos 17 aos 40 anos por Stephanie Serrat e a partir dos 40 anos por Eduarda Fadini. O elenco conta ainda com Ana Berttines, Andre Luis Rangel, Andre Muato, Barbara Mendes, Cesar Soares, Dougie Vergueiro, Flavio Mariano, Késia Estácio, Lenita Lopez, Leo França, Leonam Moraes, Lucianna Vieira, Marcia do Valle, Mauricio Baduh, Paulo Ney, Rebeca Jamir, Renata Tavares, Rodrigo Drade, Tathiana Loyola, Tomaz Miranda e Wal Azzolini.